segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Centenas de Coelhonetenses participam de Festejo em Milagres-MA



Mais de 600 pessoas saíram de Coelho Neto nesse final de semana com destino a  Milagres do Maranhão- Ma, a 360 KM da Capital Maranhense. Vários ônibus e vans levaram grupos de católicos para participarem do festejo de Nossa senhora dos Milagres que acontece  esse ano de 05 a 15 de agosto. O povoado é conhecido pela força religiosa e atrai milhares de turistas de todo o país. O turismo religioso é a principal fonte de renda do povoado.


Muitos coelhonetenses costumam visitar anualmente o povoado considerado sagrado, indo até o local onde diz a lenda que aconteceu a aparição da santa. Quem foi pela primeira vez no povoado disse, "Aqui é terra santa. Eu pretendo voltar outras vezes para agradecer as graças concedidas por Nossa Senhora dos Milagres".



Os turistas desfrutam da imagem da santa que foi colocada na rocha, deixam objetos como agradecimentos de graças recebidas, tentam ver a imagem da santa na rachadura da pedra, pagam promessas e fazem suas preces.





Na capela os turistas participam da missas que são realizadas com bastante frequência durante o festejo.



Conheça a lenda

Por volta de 1869 um aventureiro chamado Antonio José da Silva partiu de Parnaíba-Pi em uma embarcação com destino a Coelho Neto- Ma. Esta viagem foi feita no período de inverno , quando o mesmo encontrava-se na altura de Milagres (hoje) ás margens do rio Parnaíba, ele foi surpreendido por um grande temporal que destruiu a embarcação, deixando-o a merce da própria sorte. Sendo ele um homem religioso começou a fazer preces. Como um verdadeiro milagre apontou em um local ás marges do rio Parnaíba do lado do Maranhão, sendo um homem de fé deu ao episódio a importância de um milagre e o local ficou conhecido como Porto das Pedras, onde esse fato ocorreu passou a ser chamado posteriormente de Milagres.


Antonio fez o relato de que viu a imagem de uma santa que o salvará, ficando em uma pedra nas margens do rio. Esse fato despertou o interesse das populações despertando nelas um sentimento de fé e crenças populares, que migram para o local onde havia acontecido o fato, na esperança de desfrutarem da oportunidade de ver a aparição da santa que fora vista pelo menos naquele dia.


Outro episódio que de cunho religioso que veio aumentar a crença da população, foi ao ser colocado no local da suposta aparição uma imagem da santa. No mesmo local perceberam que jorrava um certo liquido que segundo os observadores possuía dotes medicinais que fez com que a devoção a a Nossa senhora dos Milagres aumentasse. Hoje a "pedra milagrosa" é vistada por gente de todo o país, que ali vai pagar suas promessas em forma de dinheiro, objetos como braços, pernas, cabeça e órgãos de gesso ou madeira.


Outro fato, ocorreu em 2002 quando uma criança de 7 anos afirmou ter visto a imagem da santa da rachadura da pedra. Diante de outros acontecimentos o local passou a ser considerado sagrado.






A pedra mede aproximadamente 70 metros de altura e tem uma bela vista da comunidade e do rio Parnaíba. Para subir a rocha, é preciso ter muita disposição pois é de dificil acesso, mas ao chegar ao topo da montanha todo o esforço é recompensado com a belíssima vista.


Com visita  de romeiros vindo de toda parte, a população reuniu-se, construirão uma capela dedicada a santa dos milagres. Sua festa é comemorado no mês de Agosto, sendo o festejo tradicional da comunidade, com participação de milhares de fieis e devotos de toda região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solidariedade: Casal de idosos que teve casa incendiada na zona rural de Coelho Neto precisa de ajuda

O Senhor José Domingos (Zezito ) e sua esposa Dona Maria Zenilda Borges da Silva, do povoado Pé do Morro, zona rural de Coelho Neto, perd...