segunda-feira, 23 de abril de 2018

Comitiva da UEMA manifesta-se contra projeto UEMA leste na Câmara de Vereadores de Coelho Neto


Uma comitiva de representantes da Universidade do Maranhão-UEMA, formada por Gestores dos Campus de Coelho Neto, Codó e Timon, e acadêmicos do Campus Coelho Neto, estiveram presentes na Sessão Ordinária realizada na quinta-feira (19) na Câmara dos Vereadores de Coelho Neto.

Há duas semanas, repercutiu de forma negativa a visita feita por uma comitiva representativa do CESC UEMA Caxias à Câmara, onde foi apresentado aos vereadores o projeto, e pedido apoio para aprovação da regionalização da Universidade Estadual do Maranhão na região leste do estado. O projeto de lei do governo estadual prevê autonomia administrativa às universidades, assunto que não tem agradado muito aos Docentes Discentes do Campus da Uema de Coelho Neto. O projeto que tem reprovação em massa do Campus de Coelho Neto, imediatamente iniciou um manifesto de “ Não a UEMA Leste. UEMA forte é UEMA unida. ”


A presença da comitiva na Câmara, deu-se no objetivo de esclarecer para os legisladores e para a comunidade, o porquê de não apoiarem o projeto UEMA Leste, e fazer um balanço dos avanços que a Universidade já obteve na região nos últimos anos. A defesa da UEMA foi feita pela diretora do Campus da UEMA Coelho Neto, Raimunda Nonata Reis Lobão, pela diretora do Campus/UEMA de Codó, Deuzimar Serra, também pela Diretora do Campus de Timom, Edite Sampaio   e pelo Coord. Do Curso de Administração de Timon, João Airton.


O assunto UEMA foi abordado durante toda a Sessão, manifestando ao Projeto UEMA leste, que foi apresentado para os vereadores anteriormente naquele plenário.

Tanto o Presidente da Câmara, Osmar Aguiar (PT), como os demais vereadores presentes, manifestaram apoio a não aprovação da UEMA Leste.


Diante mão, foi solicitado pelos Vereadores ao Presidente da casa, que fosse feito um documento esclarecendo ao Governador do Estado, que a Câmara de Coelho Neto não apoia a regionalização da UEMA.

Segundo o Presidente da Câmara, Osmar Aguiar (PT), foi de grande importância ouvir os dois lados. Tanto os defensores da UEMA Leste, quanto aos que são contrários ao projeto. Afinal , isso é democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solidariedade: Casal de idosos que teve casa incendiada na zona rural de Coelho Neto precisa de ajuda

O Senhor José Domingos (Zezito ) e sua esposa Dona Maria Zenilda Borges da Silva, do povoado Pé do Morro, zona rural de Coelho Neto, perd...