quinta-feira, 15 de março de 2018

Entendendo: Assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio de janeiro


A notícia que foi destaque nos noticiários desta quinta-feira (15), foi o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), 38 anos, conhecida como "Negra da Maré". Ela foi assassinada na noite desta quarta-feira (14) próximo à prefeitura do rio.  

A vereadora, Marielle Franco, foi morta a tiros no Estácio, região Central do Rio. Ela voltava de um evento na Lapa, por volta das 21h30 de ontem, quarta-feira, 14. No carro, além de Marielle, estavam outras pessoas. O motorista Anderson Pedro Gomes também foi baleado e morreu. Sua assessora foi atingida por estilhaços. A Delegacia de Homicídios tem como linha principal de investigação a execução.

Segundo informações, o carro de Marielle foi abordado por outro carro e dispararam. A vereadora foi atingida por nove tiros, pelo menos quatro na cabeça. Os criminosos fugiram.

A assessora de Marielle foi atendida no Hospital Souza Aguiar e logo liberada. Ela prestou depoimento na Delegacia de Homicídios.

O compromisso que Marielle havia participado, na Lapa, era o "Jovens Negras Movendo as Estruturas".

Marielle estava no banco de trás do carro, do lado do carona. O veículo tinha filme escuro nos vidros, o que faz a polícia trabalhar com a hipótese de que os criminosos acompanharam o grupo por algum tempo, sabendo exatamente a posição da vereadora no carro. O motorista levou três tiros nas costas.

Diante deste ocorrido eu aprendo mais uma lição, a de que ás pessoas fortes e  destemidas sempre estão em risco. Porque isso incomoda muito algumas pessoas. Veja bem, Marielle Franco tinha 38 anos. Foi a quinta vereadora mais votada do Rio, em 2016, em sua primeira disputa eleitoral. Era socióloga e mestra em Administração Pública.  Trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Lutava em defesa dos negros e brigava por aquilo que acreditava. Será que isso  tudo não incomodava?Essa ousadia e coragem? Ter influência social? O que justifica esse assassinato? 

O caso ainda não foi solucionado, mas todos os indícios levam a crer que foi execução. E isso tem causado revolta na população do rio e do país, que perdeu uma grande mulher. 

Descanse em paz " Negra da Maré" e Anderson Pedro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solidariedade: Casal de idosos que teve casa incendiada na zona rural de Coelho Neto precisa de ajuda

O Senhor José Domingos (Zezito ) e sua esposa Dona Maria Zenilda Borges da Silva, do povoado Pé do Morro, zona rural de Coelho Neto, perd...