quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Duque Bacelar: Ambientalista é aprovado em Curso de Mestrado em Ciências Ambientais no estado de Goiás


No dia 15 de dezembro do ano corrente, no Centro de Ensino Superior de Anápolis – UNIEvangélica, no Estado do Goiás, o Bacelarense Francisco Carlos Machado foi aprovado no mestrado em Ciências Ambientais. 

O blog teve contato com o escritor e ambientalista, que falou sobre a defesa de sua pesquisa de mestrado em Ciências Ambientais entre os índios Krikati, intitulada “Herdeiros da Aldeia Grande da Ema - Os Krikati e o Plano de Gestão Territorial de suas Aldeias”.


Contente e feliz, Francisco Machado, informou ao blog que os quatro doutores da banca de defesa que examinaram a sua pesquisa, fizeram bons elogios ao trabalho, dentre elas Josana Peixoto (UEG), que afirmou que o trabalho se tornará referencial sobre os índios timbira.

A doutora Giovanna Galvão (UNIEvangélica), que foi uma das grandes colaboradora de Francisco, afirmou que o trabalho possui muito relevância para o programa do mestrado da Universidade. “Um trabalho fantástico, primoroso, que circulará o mundo inteiro”, afirmou ela, no dia da defesa, perante diversas pessoas, dentre escritores e amigos mestrando goianos, presentes no dia da defesa de Francisco.

Outra doutora, Gláucia Vieira (UFG), declarou que o trabalho de campo foi relevante, estando muito bom, se sentindo contemplada em ter participado da analise do mesmo.


Durante todo o período do mestrado, Francisco Machado, mesmo sufocado com tantas atribuições, nunca deixou de colaborar como militante em favor de nossa região nas questões ambientais e sociais, sempre apoiando as lideranças ambientais nas ações em prol da APA dos Morros Garapenses. Hoje se sentindo mais preparado, e feliz, Francisco Carlos Machado, continuar atuando em prol de nossa região, retornando a mobilização com os companheiros de causa sócio ambiental.

Sobre sua empreitada do mestrado, pretende futuramente publicar sua pesquisa entre os índios em formato de livro e em artigos, pois segundo ele, é um compromisso que firmou entre a Universidade e as lideranças do povo krikati, divulgando o conhecimento na comunidade em geral, como também para a pesquisa desenvolvida ser uma das fontes de elaboração em políticas públicas do governo e demais parceiros, entre os Krikati, no melhorar de suas vidas.

Seu próximo passo acadêmico será o projeto de doutorado, que pretende desenvolver neste campo de pesquisa, ambientalismo e indigenismo, e quanto mais publicação ele tiver, melhor chance se terá de ingressar no doutoramento.

Ao Mestre Francisco Carlos Machado nossos votos contínuos de sucessos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solidariedade: Casal de idosos que teve casa incendiada na zona rural de Coelho Neto precisa de ajuda

O Senhor José Domingos (Zezito ) e sua esposa Dona Maria Zenilda Borges da Silva, do povoado Pé do Morro, zona rural de Coelho Neto, perd...