Neste final de semana, nos dias 17 e 18 de novembro ambientalistas delegados que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) dos Morros Garapenses participaram da 1º Conferência Morros Garapenses, que foi sediada na cidade de Duque Bacelar-Ma.
O evento que aconteceu no Clube Beira Rio, e teve início na noite sexta-feira (17) com a abertura. No sábado (18), foi Discutido o plano de manejo da APA e da Unidade Regional, e também foi realizada a 4ª eleição do Conselho Consultivo (CONAMG), que ainda terá o nome dos membros divulgados.
O conselho é responsável por fiscalizar e também por denunciar irregularidades ambientais nos municípios que fazem parte da área de proteção.
A Apa dos morros garapenses é uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável criada pelo governo estadual, com os objetivos de proteger faixas de transição entre os Cerrados Norte-Maranhenses e as Matas dos Cocais a Leste do Estado. A Apa envolve os municípios de Coelho Neto, Duque Bacelar, Buriti e Afonso Cunha.
Além dos ambientalistas dos 04 municípios que fazem parte da Apa, participou também da conferência a repres. da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Janaina Dantas, que é Superintendente Biodiversidades e Áreas Protegidas do Maranhão e também de Conceição Marques, Superintendente de Educação Ambiental , e algumas autoridades políticas da região, como o Prefeito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira.
Para que o evento acontecesse houve o apoio das prefeituras de Duque Bacelar, Coelho Neto, Buriti e Afonso Cunha, e também da Câmara de Duque Bacelar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário